A floresta amazônica estava praticamente intacta até a construção da rodovia Transamazônica na década de 70. E Embora a floresta seja desmatada por inúmeras razões, a criação de gado e a extração ilegal de madeira ainda são as principais causas da degradação daquele, que é um dos lugares mais ricos em biodiversidade em todo mundo, além de contem espécies de árvores e animais que não existem em nenhuma outra parte do mundo.
Os desmatadores não se sentem ameaçados pelas políticas de proteção ambiental, já que apesar das leis existentes, as punições quase nunca são cumpridas. Portanto o governo e a população têm que se unir para preservar este grande patrimônio que é a floresta amazônica.
Pequenas medidas podem ajudar a preservar a floresta, por exemplo, cada vez que alguém for comprar madeira, sejam as fábricas de móveis ou cidadãos comuns, todos devem exigir as nota que comprovam que a madeira é legal. Outra coisa importante é saber de onde vem a carne do gado que vamos consumir, e deixar de comprar carnes que venham de fazendas das regiões desmatadas.